sábado, 29 de agosto de 2009

“A direção e a Bênção de Deus”

Por causa da cobiça e de sua falta de integridade, Jacó sofreu a distância de seu lar por mais ou menos 20 anos. Esteve só, foi enganado pelo tio (ele, que antes era quem enganava...) e, agora quando volta para casa, com suas duas esposas e seus 11 filhos, está com medo do reencontro com Esaú. Nesse momento ele sente necessidade de ficar à sós com Deus. Manda vários presentes a seu irmão, deixa que todos passem à sua frente e fica sozinho. Então lhe aparece o Anjo do Senhor e Jacó quer dEle uma bênção. Para receber esta bênção, o Anjo exigiu que ele lhe revelasse seu nome e, desta vez, Jacó não mentiu dizendo que era Esaú (como fez com seu pai). Ele admitiu se chamar Jacó e o significado de seu nome é “enganador”. Dizendo seu nome Jacó estava reconhecendo que havia errado seguindo sua própria vontade, agindo do seu jeito. Ele reconheceu que precisava agir do jeito de Deus. O anjo então o abençoou.

Escavando a Mina:
Entre os versículos mais bem conhecidos de Provérbios fica este desafio à dependência total de Deus:
“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” (Provérbios 3:5,6)
Somente quando nos vemos cegos, fracos, filhos dependentes, é que nos voltamos a Deus para iluminar nosso caminho. Ele segura em suas mãos o mapa do universo. Depender totalmente dele requer uma desconfiança do nosso próprio senso de direção. “Reconhecê-lo” literalmente significa “conhece-lo”em tudo que fazemos. Não é essa a essência da vida cristã – aprender a confiar nele cada vez mais, e em nós mesmos cada vez menos? “Sem ele, nada posso fazer”(João 15:5b), mas “Tudo posso, naquele que me fortalece!”(Filipenses 4:13)

Lapidando Pedras (Discussão em Grupo):
1. Quais são algumas das maneiras que Deus nos ensina a confiar mais nele, e menos em nós mesmos?
2. Leia João 5:5-8 e 16:12-15. Quais são algumas das maneiras pelas quais Deus nos guia?

Montando Jóias (Reflexão individual):
Quais são as decisões que você está enfrentando agora, que precisam da orientação de Deus? Você está disposta a depender dele HOJE para ter a resposta correta? Ou será preciso sofrer as conseqüências da desobediência para aprender a não se “estribar no seu próprio entendimento”, como aconteceu com Jacó?

Oração:
“Senhor, parece que precisamos aprender a depender de ti dia após dia. Perdoa-nos por tentar viver as nossas vidas sem ti. Obrigado porque ainda nos ama, e nos guia pelo caminho. Amém.”

Um Brilhante:
“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.”(Provérbios 3:5)

Adaptação de textos do livro O Mapa da Mina, de David J. Merkh, pela Educadora Cristã: Débora Duarte da Silva Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário